segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O começo

Já que este  é o primeiro post, nada mais justo do que começar do início. Desde criança sou muito curioso e na escola ficava fazendo  aquelas  perguntas que os professores não sabiam responder. Uma vez  perguntei para o professor de história por que  a Grécia se chamava Grecia, obvio que ele enrolou  e nao  me respondeu.
Outra duvida pertinente era sobre a origem do violino: quem inventou, quando, onde...;  achei as respostas em um livro italiano chamado il Violino escrito por Alberto Conforti Ed Idealibri 1987. A seguir apresento a traduçãode trechos da versão francesa de 1989 da Ed Flammarion.

Cinco séculos de história

Quando e por quem o violino- instrumento conhecido e amado por todos, ao qual os maiores mestres dedicaram obras imortais, foi inventado? É quase impossível de responder. Por muito tempo atribuiu-se a criação a somente um homem: os musicólogos do séc. XIX consideraram fosse o  luthier Gasparo de Salò de Brescia.Mas esta hipótese não resistiu a um exame rigoroso dos fatos: os violinos de Andrea Amati, nascido em Cremona em 1505, são datados de 1550, ao passo que Gasparo de Salò nasceu em 1540, dez anos antes.Todavia, a existência quase certa de um instrumento chamado "violino" no inicio do séc. XVI não nos autoriza a afirmar que o luthier cremonense fosse o inventor.
Conscientes da impossibilidade de associar à descoberta do violino uma data e um nome preciso, especialistas procuraram determinar em qual zona geográfica e em que meio surgiu pouco a pouco a forma moderna do instrumento.
O violino nasceu na Itália, no interior de uma região compreendida entre Cremona, Milão, Brescia e Veneza;  lá ocorreu a ultima etapa de uma lenta evolução que, dos instrumentos de arcos da Idade Média e da Renascença, concluiu no surgimento da familia do violino no início do séc. XVI.




















violino de Andrea Amati de 1558 ( modernizado e restaurado) 

Todos os primeiros violinos foram perdidos mas  sabemos, graças a vários documentos escritos e iconográficos, que apareceram antes de 1550.O instrumento é mencionado pela primeira vez em um registro da Tesouraria geral de Savóia onde figura, em data de 17 de dezembro de 1523, a escritura de um pagamento pelos serviços de trompettes et vyollons de Verceil (Vercelli) (a cidade piemontesa se encontrava sob o domínio da casa de Savóia e os documentos oficiais foram escritos em francês). Em contrapartida, o primeiro documento iconográfico remonta a 1529: trata-se de um retábulo do pintor Gaudenzio Ferrari: La Madonna degli aranci conservado na igreja de Santo Cristoforo de Vercelli. Vê-se um anjo segurando um violino  de formato muito próximo ao dos instrumentos da segunda metade do século.


Em 1535 o mesmo Gaudenzio Ferrari pintou sobre a cúpula da catedral de Saronno um gigantesco "concerto" de anjos no qual figuram todos os instrumentos da familia do violino, correspondendo aos violinos, violas e violoncelos  modernos.


Três anos mais tarde, em 1538, um documento concernente ao pagamento dedicado a violinos milaneses vem estabelecer o uso do termo italiano "violino".
Quaisquer que sejam suas origens, o violino se impôs por volta de 1550, numa forma que variaria muito pouco no decorrer dos séculos seguintes: uma caixa de ressonância composta de dois tampos paralelos ligeiramente incurvados, chanfruras laterais profundas que se terminam em ângulos agudos, quatro cordas afinadas em quintas e um espelho liso sem trastes. O som é produzido pela fricção de um arco acionado pela mão direita, sobre as cordas, enquanto a mão esquerda determina a altura dos sons modificando o comprimento da vibração das cordas.
Séculos depois tentativas de "evolução" foram feitas, mas algumas delas resultaram em verdadeiras aberrações. Mas isto é assunto para outro dia... 

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