Além de Mozart, Beethoven, C.P.E. Bach, Rossini, Richard Strauss, Saint-Saëns e outros escreveram obras para esse isntrumento que não sobreviveu muito além do séc XVIII.Rumores afirmavam que o uso do instrumento causava mal tanto aos músicos como aos ouvintes.
Um exemplo do medo de tocar glass harmonica foi registrado pelo musicólogo alemão Friedrich Rochlitz no Allgemeine Musikalische Zeitung: " A armonica estimula excessivamente os nervos, leva o músico à depressão e daí em diante a um temperamento sombrio e melancólico (...). Se você sofre de algum distúrbio nervoso, você não deve tocar; se ainda não está doente não deve tocar; se sente melancolia não deve tocar." *
A Glass harmonica desapareceu das apresentações públicas por volta de 1820 provavelmente por conta da mudança do gosto musical. A música saíra das pequenas salas aristocráticas, na época de Mozart, para as grandes salas de concerto de Beethoven e seus sucessores onde o delicado e cristalino som da armonica simplesmente não podia ser ouvido.
Benjaminn Franklin e sua armonica
Benjaminn Franklin e sua armonica
* http://en.wikipedia.org/wiki/Glass_harmonica
2 comentários:
Saudações Sergio. Acabo de descobrir por acaso o seu blog e me interessei pelo assunto abordado. Tenho um violino há algum tempo, mas sempre encontro limitações que me impedem se aprendê-lo como gostaria. Abç
oi Alan obrigado por acompanhar o blog. Fique a vontade para fazer sugestões e se eu puder ajudar você em seu aprendizado será um prazer.
Abraço!!
Postar um comentário